domingo, 19 de dezembro de 2010

TORTURA E FORMAS DE EXECUÇÃO NO ANTIGO REGIME

O referido tema foi proposto no IX ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA: História e Cultura, realizado pelo Departamento de História/UFRN, em 18/10/1995 e teve como palestrante o Prof. Dr. Ruston Lemos de Barros (UFPB).

AS PRINCIPAIS FORMAS DE TORTURAS E EXECUÇÕES NO ANTIGO REGIME:

- A CIGANA: este instrumento servia para mobilizar os prisioneiros através do pescoço. Foi adotado em Cuba, Brasil etc.
- MARCAS INFANTES: marcas que simbolizavam letras, este método era empregado da mesma forma em que se empregava nas regiões do nordeste brasileiro para ferração de gado. Foi conhecida em quase toda a Europa, no Brasil era utilizados em negros fujões.

- FORQUILHA DE HEREGE: está peça era constituída de metal, colocada em volta do pescoço, permitindo que o prisioneiro ficasse imobilizado. Era empregado pela Ordem Diocesana, para aqueles que blasfemasse dos seios de Nossa Senhora e de fazer alusão entre o profano e o religioso.

- POTRO: forma de tortura mais tradicional em Portugal. O potro dividia-se em duas formas: o potro de cama e o de escada.

- A FOGUEIRA: uma das formas de execuções mais conhecidas durante o periodo da Inquisição. Para cada réu havia uma fogueira separada, empregava-se madeira verde para se ter melhor a agonia do herege. Os inquisidores perguntava ao herege antes da morte, se queria morrer na lei de Deus (tinha uma morte menos sofrida) se escolhesse morrer na lei de Alá ou na de Jeová o herege era queimado vivo.

- EMPALAÇÃO: constituída de uma aste de metal (em forma de lança), que penetrava pelo anus e saía pela boca. Era empregado nos homens por motivo de feitiçaria, usada principalmente pela justiça espanhola.

- CUTELO: instrumento cortante (espécie de machado semicircular de ferro), foi empregado na Inglaterra, durante o período medieval, usado principalmente nos homens. Thomas Morus, foi um exemplo deste período, já nas mulheres eram usados uma espécie de espada bastante afiada para decepar a cabeça.

- MÁSCARAS INFAMES: aplicada pela Ordem Diocesana, esta máscara de ferro era composta de uma lingueta amarrada na região do pescoço para a nuca. Empregada em Portugal e no Brasil.

- PÊRA: era usada pela Inquisição espanhola, recebe este nome por ser semelhante a um pêra. Peça de metal constituída de um parafuso central, que servia para abrir e fechar as lâminas bastante afiadas. Era introduzida na vargina das mulheres com as astes fechadas, em seguida distorcia o parafuso central para que as lâminas ocupassem todo espaço do órgão genital e em seguida puxa-la.

- GARROTE: espécie de cadeira, que na altura da cabeça se tem uma coleira para fixar a mesma, onde em seguida girava-se um pino perfurando a nuca. Empregado na Espanha.

- LA VERGUENZA (A VERGONHA): utilizado nos bêbados, colocava-se o ébrio dentro de um tonel de madeira cheio de fezes e urina, em seguida um cortejo de crianças saía anarquizando o indivíduo. No tonel continha descrições bíblica de Adão e Eva.

Alguns instrumentos de torturas:

Estiramento


Roda


Cadeira inquisitória
Empalação




Pêndulo de Peso


Mesa de estiramento ou Evisceração

Rasga Peito
Este cruel instrumento de tortura era frequentemente utilizado em mulheres acusadas de heresia ou adultério. Como o seu nome indica, ele era usado para rasgar lentamente os peitos das vítimas até ficarem irreconhecíveis.
 
A PÊRA:

 Instrumento metálico em formato semelhante à fruta. O instrumento era introduzido na boca, ânus ou vagina da vítima e expandia-se gradativamente. 
Era usada para punir, principalmente, os condenados por adultério, homossexualismo, incesto ou "relação sexual com Satã".

Por Lima Júnior...

Nenhum comentário:

Postar um comentário