domingo, 26 de dezembro de 2010

Catolé do Rocha: terra onde nasci

Município de Catolé do Rocha
"Catolé"
Brasão de Catolé do Rocha
Bandeira desconhecida
Brasão Bandeira desconhecida
Hino
Aniversário 26 de maio.
Fundação Não disponível
Gentílico catoleense
Lema Saxum Venerandum
Prefeito(a) Edvaldo Caetano da Silva (PTB)
(20092012)
Localização
Localização de Catolé do Rocha

Localização de Catolé do Rocha na Paraíba

Localização de Catolé do Rocha em Brasil
Catolé do Rocha
Localização de Catolé do Rocha no Brasil
06° 20' 38" S 37° 44' 49" O06° 20' 38" S 37° 44' 49" O
Unidade federativa  Paraíba
Mesorregião Sertão Paraibano IBGE/2008 [1]
Microrregião Catolé do Rocha IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Brejo dos Santos, Riacho dos Cavalos, Jericó, Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz, São Bento, João Dias e Patu.
Distância até a capital 500 km
Características geográficas
Área 552,098 km² [2]
População 28 766 hab. IBGE/2010[3]
Densidade 52,1 hab./km²
Clima Semi-árido
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH 0,668 médio PNUD/2000 [4]
PIB R$ 132 659,006 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 4 684,29 IBGE/2008[5]
Catolé do Rocha é um município brasileiro no estado da Paraíba, localizado na microrregião de Catolé do Rocha. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2006 sua população era estimada em 27.691 habitantes. Área territorial de 552 km².

 História

Os historiadores mostram a descoberta destas terras, com os primeiros habitantes, presumivelmente, os índios Pegas (ou Degas), Coyacus e Cariris, nos fins do século XVII. As bandeiras do governo Geral, capitães Paulistas, matavam os índios requerendo sesmarias de três léguas de comprimentos por uma de largura. Eram eles, os Garcia D'Ávila, Rocha Pita e os Oliveira Ledo que povoaram principalmente a região do rio Piranhas.
A história registra, no entanto a presença de habitantes e fazendas de gado desde 1700, quando Dona Clara Espínola, o Conde Alvor, Manoel da Cruz, Bartolomeu Barbosa requerendo a sesmaria de três léguas para cada um entre os providos de Poty e Riacho dos Porcos e do meio, o governo de então concede a Dona Clara Espínola e Bento Araújo, terras no sertão de Piranhas e Riacho Agon ou Ogon.
Em 1717, Dona Clara solicita mais três léguas atingindo a corrente fértil, tendo início da colonização desde 1769.
Em 1754, Francisco da Rocha Oliveira, descendente de Teodósio de Oliveira Ledo, chega à região, estabelecendo-se as margens do riacho Agon.
O Tenente Coronel Francisco da Rocha Oliveira e sua esposa Dona Brásida Maria da Silva, iniciaram aqui as primeiras edificações, no ano de 1774, com a construção de uma capela erigida em honra de Nossa Senhora do Rosário.
O território compreendia uma extensão de aproximadamente 5.400 km. E como aconteceu em quase todas as cidades e povoações nordestinas que surgiram, o seu início se deu às margens de riachos e nascentes ou subsolos que apresentavam condições favoráveis para o abastecimento d'água. Com Catolé não foi diferente, o seu início foi às margens do Riacho Agon ou Ogon ou ainda Yagô, onde havia água farta mesmo nos anos de estiagem.
Logo após a sua chegada, o tenente tratou de explorar a parte de terra que lhe cabia, organizando plantações, construindo fazendas para criação de gado, construindo casas residenciais, fazendas de gado como também a construção de uma capela no local onde hoje é a Avenida Américo Maia, próximo ao Banco do Nordeste, denominada Capela do Rosário. Anos depois a capela do Rosário foi demolida para a abertura de novas avenidas, e construída a Igreja matriz, sob a invocação de Nossa Senhora dos Remédios.
O município conta com uma capela no sítio de Conceição, sendo a padroeira Nossa Senhora da Conceição, segundo os historiadores, foi a 1ª capela construída no município.
Após a construção da igreja de Nossa Senhora do Rosário, em fins do século XVIII, o lugar teve um surto de desenvolvimento, com o surgimento de algumas construções que marcaram a época como: o prédio da Coletoria Estadual, um sobrado com a fachada revestida de azulejos trazidos de Portugal, o prédio da Intendência a antiga Prefeitura, onde hoje funciona o Projeto Arte de Viver, o sobrado de Américo Maia onde funciona dois Cartórios e a Rádio Panorama FM, o sobrado Coronel Valdivino Lobo, já demolido, a Casa de Caridade, depois Colégio Leão XIII, atualmente Centro de Catequese e Pastoral.
A toponímia Catolé do Rocha deve-se a abundância de uma palmeira nativa, de nome Coco Catolé, e Rocha, uma homenagem ao seu fundador que tinha sobrenome Rocha. Alguns historiadores, afirmam também, ser costume de se referir a uma localidade, utilizando o nome de seu dono, acreditam também, por haver outra localidade com o nome de Catolé, costumeiramente se referiam a "Catolé dos Rochas" por pertencer ao Tenente Francisco da Rocha.
A autonomia administrativa de Catolé do Rocha começa a se concretiza em 1835 quando o então governador Manoel Maria Carneiro, presidente da província da Paraíba, através da Lei Provincial nº. 5 de 26 de maio de 1835, cria a Vila Federal de Catolé do Rocha.
Em 1935, 100 anos depois, pelo Decreto de 21 de janeiro de 1935, é elevada a categoria de cidade.
No ano de 2010 ao completar 175 Emancipação Política, nossa cidade, apesar das intempéries do tempo e das dificuldades inerentes do seu próprio meio, ressurge a cada dia, na vontade imorredoura da tenacidade de seus filhos que buscam na realização de seus sonhos individuais a concretização de uma cidade mais humana.

Atualmente

Hoje, Catolé do Rocha é cidade pacata e hospitaleira. É uma das Cidades pólos mais importante do Sertão Paraibano. Catolé sofre um processo de industrialização, tendo sido criado recentemente diversas empresas de pequeno porte, na área têxtil, calçadista e de alumínio, desenvolvendo assim a economia do município, gerando emprego e renda para seus moradores, conta também com o nome de cidade mais verde da Paraíba, sendo uma cidade de clima arejado e tranquila. Na Educação, além das escolas públicas, tanto estaduais como municipais, conta com várias escolas particulares que está sendo a cidade que mais cresce em indíce de educação, entre elas, podemos destacar o Colégio Normal Francisca Mendes, Colégio João Agripino Filho e Colégio Técnico Dom vital, além, de um campus da UEPB.

Bairros

  • Centro
  • Corrente
  • Batalhão
  • Tabajara
  • Noel Veras
  • Sandy Soares
  • Luzia Maia
  • Natanael Maia
  • João Pinheiro Dantas
  • Santa Clara
  • Várzea
  • Tancredo Neves
  • Padre Pedro Serrão
  • Elezbão
  • Liberdade
  • Loteamento São Paulo
  • Loetamento Dr Benjamim

Distritos

  • Coronel Maia
  • Picos

Hidrografia

A área do município é banhada pelos afluentes do rio Piranhas. Os cursos principais de água são: o riacho Agon que corta cidade de Catolé, o Capim Açu, o Picos, o Jenipapeiro dos Porcos, e o de Coroatá. O município dispõe também de certa quantidade de açudes de pequeno porte. A pluviometria média anual é de 849,1 (Período do 1911-2005) e, desse total 84,1% concentra-se em 04 meses (FMAM). Os rios e riachos têm pouco poder erosivo, atingindo alguma impetuosidade somente nos seus cursos superiores, de maiores declividades quando descem das partes elevadas.

Clima

O município de Catolé do Rocha insere-se no Polígono das Secas. Possui clima Bsh-Semi-árido quente com chuvas de verão e, segundo a divisão do Estado da Paraíba em regiões bioclimáticas, possui bioclima 4bTh de seca média com 5 a 7 meses secos. A estação chuvosa ocorre de janeiro a julho, sendo que nesta época as chuvas caem mais nos meses de fevereiro, março e maio o que chamamos de inverno. O clima é caracterizado de clima semi-árido por ser um clima quente e seco.

Relevo

O Relevo de Catolé do Rocha apresenta uma superfície ondulada, formada por elevações que são parte do Planalto da Borborema, destacando-se as principais serras: Coroatá cuja altitude máxima é de 695 m, São Gonçalo 598m, Três Cabeços 748m, Almas 472m, Monte Tabor 300m. Temos também a serra do Capim Açu, do Moleque, do Prado, da Rajada e Serra Nova. O Monte Tabor caracteriza-se pela existência de uma capelinha construída no ano de 1910 pelo padre Belisário Dantas Correia de Góis. Este conjunto de serras serve de linha fronteiriça com o Rio Grande do Norte, tanto a oeste como ao Norte, onde destacam-se as serras Pedras Altas 354m e Cajueiro 580m

Aeroporto

Aeroporto de Catolé do Rocha: ICAO: SIBU Posição:6° 21' 45S 37° 45' 22W Altitude: 892 ft AMSL Desvio Magnético:: 22.122W Hora: UTC-3(-2DT) Pistas: 29/11 Dimensões(m):1000/20 Pavimento:Asfalto

Filhos ilustres

  • Hermam Benjamim - Advogado, Ministro do Superior Tribunal de Justiça.
  • Chico César - cantor, compositor, escritor e jornalista brasileiro.
  • Venâncio Neiva Juiz de Direito, Político brasileiro, Governador da Paraíba.
  • João Suassuna - Político brasileiro, Deputado federal, Governador da Paraíba, Pai do escritor Ariano Suassuna.
  • Manoel Paz de Lima - Político brasileiro, General do Exército Brasileiro, Interventor Federal, Prefeito de Campina Grande.
  • João Agripino Filho- Político brasileiro, Advogado, Promotor de Justiça, Deputado Federal, Governador da Paraíba, Senador da República, Presidente do Tribunal de Contas da União..
  • Dix-Sept Rosado- Político brasileiro, Prefeito de Mossoró, Governador do Rio Grande do Norte.
  • Yeda Dantas - Atriz da Globo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário