"(...) a memória não é a história, mas um dos seus objetos e simultaneamente um nível elementar de elaboração histórica"(Jacques Le Goff).
As turmas do 9º Ano Único e o 8º "B" assistiram ao filme Narradores de Javé (2003):
Sinopse
A pequena cidade de Javé será submersa pelas águas de uma repressa. Seus moradores não serão indenizados e não foram sequer notificados porque não possuem registros nem documentos das terras. Inconformados, descobrem que o local poderia ser preservado se tivesse um patrimônio histórico de valor comprovado em "documento científico". Decidem então escrever a história da cidade - mas poucos sabem ler e só um morador, o carteiro, sabe escrever. Depois disso, o que se vê é uma tremenda confusão, pois todos procuram Antônio Biá, o "autor" da obra de cunho histórico, para acrescentar algumas linhas e ter o seu nome citado. (Fonte: Wikipéia)Categoria: Drama
Local: Chapada Diamantina - Gameleira da Lapa, Margem do São Francisco-BA
Duração: 85 min.
O filme nos possibilitou um questionamento acerca do conceito de memória, identidade e preservação do patrimônio cultural (histórico, arquitetônico, imaterial etc), sempre dialogando da ciência História. Durante o momento da projeção, foi possível os alunos observarem que cada habitante de Javé tem a sua visão particular da história, modelada por suas origens sociais, étnicas, e pelas próprias fantasias, individuais, inerentes ao ser humano.
Contudo, Narradores de Javé discute questões ligadas à memoria história e suas "verdades", flutuando entre as tradições oral e escrita. Trata-se, aqui, de um deslizamento em direção as interpretações especialmente de um mundo simbólico formando núcleos de resistências, onde a comunidade (ou cidade) ganha vida com seu próprio movimento.
Alunos do 9º e 8º Ano "B" |
Componente curricular: História
Por Prof. Lima Júnior
Público alvo: alunos do 9º e 8º Ano "B"
Tempo de duração: 3 aulas (com questionamentos)
Por Prof. Lima Júnior
Prof. Mauro disse...
ResponderExcluirCaro Jr,
Trabalhos como esse são muito importantes do ponto vista historiográfico, pois situa os alunos no tempo e no espaço, trazendo o contexto histórico do vídeo aos dias atuais, fazendo-os perceber que nosso tempo de hoje é fruto do que vivemos no passado e o nosso fututo é produto incondicional do presente.
Parabéns!
30 de novembro de 2010 20:22