sexta-feira, 12 de agosto de 2011

sexta-feira, 12 de agosto de 2011


Encontradas frases escritas por operários que construíram o Congresso.

Ontem, 11 de agosto de 2011, uma das notícias (dentre as que comumente escutamos: violência, corrupção, descaso com a educação, etc) foi a de uma descoberta, pode-se dizer, tanto arqueológica quanto histórica [opinião minha, claro, mas sintam-se livres para discordar].

No fosso do Congresso Nacional foram encontradas mensagens deixadas pelos operários que o construíram. Ou seja, mensagens escritas no cimento das lajes do Congresso. São mensagens que expressam os mais variados sentimentos: saudades, esperança, etc.

“Amor, palavra sublime que domina qualquer ser humano”.
"Si todos brasileiros focem digninos de honra e honestidade, teríamos um Brazil bem melhor. Só temos uma esperança nos brasileiros de amanhã. Brazilia de hoje, Brazil de amanhã."
“Que os homens de amanhã que aqui vierem tenham a compaixão dos nossos filhos e que a lei se cumpra”.


Essas mensagens foram descobertas por acaso. O conserto de uma infiltração "indicou o caminho" até esses escritos. Isso ocorreu na segunda-feira, 08 de agosto, mas só foi noticiado ontem (pelo menos eu só fiquei sabendo ontem).
As mensagens originais não foram removidas, foram e ficarão no acervo do Museu da Câmara. [Ao menos estão usando do bom senso e preservando a História do país, né?]
O que importa nessa descoberta é que a partir desse achado podemos fazer perguntas (e investigar) para tentar compreender como viviam os operários que atuaram na construção de Brasília.
 
Fontes:
Por Janaína Bento

Nenhum comentário:

Postar um comentário