segunda-feira, 8 de agosto de 2011

História e imagens

Para compreender o passado, assim como o presente o historiador se cerca de diferentes fontes para a pesquisa histórica. "Pinturas, fotografias e esculturas constituem um caminho fudamental para nos ajudar a ler e a compreender a ler e a compreender a História do país", enfatiza Marieta de Moraes Ferreira e Renato Franco. "Assim, as imagens são construídas para passar uma dada representação, que expressa relações sociais, políticas e ideológicas. Para entendê-las, é sempre necessário compreender o contexto: por quem e por que foram produzidas", observam Marieta e Renato.


A construção da  memória nacional: a primeria missa no Brasil

O uso de imagens no ensino de História é um tema que tem ganhado relevância, mas está longe de ser tratado satisfatoriamente. Por quê?
A primeria razão é que as imagens são quase sempre apresentadas como uma ilustração, e não como uma fonte de pesquisa. O que estamos querendo dizer com isso? Tomemos como exemplo uma tela pintada por Victor Meirelles, pintor brasileiro que produziu muitas obras no século XIX e que retratou a primeria missa no Brasil, acontecida no século XVI.
Essa imagem já se tornou clássica como ilustração nos livros didáticos para os capítulos que narram a chegada de Cabral às terras brasileiras, em 1500. Porém, nesses livros, na maior parte das vezes, não fica explicitado quando o quadro foi produzido, por quem e por que foi feito. A imagem produzida mostra a realização da missa como a concretização da posse, pelos portugueses, do Brasil, com o consentimento dos índios.
Como podemos fazer uma leitura dessa obra? Em primeiro lugar, é necessário mostrar que essa pintura foi produzida no século XIX, por Victor Meirelles, com o objetivo de destacar a importância civilizatória dos portugueses e a integração pacífica dos índios, visão essa que expressa as sensibilidades, princípios e tendências do século XIX. Os ideais contidos na pintura estavam ligados a um projeto das elites dos século XIX de fortalecer a ideia de construção de uma nação brasileira, civilizada, pacífica e católica. Assim, essa imagem nos ajuda a entender mais sobre o século XIX do que sobre o século XVI.  
 
Victor Meirelles. Primeira missa no Brasil, 1860. Óleo sobre tela 268 X 356 cm.

Fonte: FERREIA, Marieta de Morares, FRANCO, Renato. Aprendendo História: reflexão e ensino. São Paulo: Editora do Brasil, 2009, p. 120, 122.

Nenhum comentário:

Postar um comentário