sexta-feira, 8 de julho de 2011

Oito inventores afro-descendentes (negros) que, talvez, você não conheça.

Durante muitos séculos vários inventores descentes de africanos têm contribuído para os campos da ciência, mecânica, negócios e lazer. Um exemplo? Você sabia que a batata-frita foi inventada pelo afro-americano George Crum, chef de cozinha em 1853? Ou que o inventor Philip DowningTambém afro-americano - patenteou a caixa de correios em 1881? Invenções criadas por estas e outras pessoas de origem africana (negra) estão ao seu redor em todos os lugares e em todos os dias. Leia mais e descubra o que estas pessoas fizeram






Lewis Latimer (1848 - 1928)

Invenção: Filamento de carbono para lâmpadas incandescentes.
Depois de servir na Marinha dos Estados Unidos, Lewis Latimer começou a trabalhar para o escritório de advocacia de patentes. Durante seu trabalho no escritório ele foi promovido de Office-boy para o setor interno quando seu chefe reconheceu o seu talento para esboçar desenhos para as patentes. Em 1874, ele co-patenteou um sistema higiênico aperfeiçoado para vagões ferroviários chamados de Closet. Alexander Graham Bell utilizou os serviços de Latimer, ainda jovem, para criar os esboços do projeto para sua mais nova invenção – o telefone. Latimer mais tarde passou a trabalhar para um rival inventor, Thomas Edison e recebeu uma patente para o “Processo para fabricação de filamentos de carbono”, um método melhorado para a produção de filamentos de carbono para as lâmpadas incandescentes. Esta patente levou Latimer a trabalhar na companhia de energia e luz Edison Electric como relator e especialista em patentes.

George Washington Carver (1864 - 1943)

Invenção: Manteiga de amendoim
George Washington Carver nasceu escravo no Missouri. Ele foi inabalável na busca de aprendizado e educação para si. Finalmente se formou na faculdade, quando tinha 30 anos. Carver pesquisou e promoveu alternativas agrícolas para o cultivo de algodão, bem como o amendoim e batata-doce. Descobriu mais de 300 utilizações para o amendoim e centenas de outras para soja, nozes e batata-doce, incluindo a manteiga de amendoim, papel, tinta e óleos. Ele trabalhou como professor agronomia no instituto Tuskegee.

Dr. Daniel Hale Williams (1856 - 1931)

Invenção: O primeiro cardiologista a realizar uma operação com o peito aberto com sucesso.
O filho de um barbeiro da Pensilvânia, Daniel Hale Williams encontrou sua vocação quando deixou de ser aprendiz de sapateiro para aprender medicina. Ele se formou na Escola de Medicina de Chicago em 1883, e foi um dos apenas quatro médicos afro-descendente em Chicago. Em um esforço para combater o racismo institucionalizado que mantinha descendentes de africanos longe das escolas de enfermagem, medicina e na área de atuação, Dr. Williams fundou o primeiro hospital americano afro-americano bem como o primeiro curso de enfermagem direcionado para essa etnia. Foi, também, ele o primeiro cirurgião a realizar com sucesso uma operação cardíaca com o tórax aberto com resultado positivo. O paciente em questão havia sofrido um golpe de punhalada no peito. Após isso se recuperou e viveu por mais 20 anos.

Senhora C. J. Walker (1867 - 1919)

Invenção: Loção de crescimento capilar
Nascida Sarah Breedlov em Delta, Louisiana, Walker superou uma infância de escravidão e abuso. Fundou a CJ Walker Manufacturing Company. Na época não era comum encontrar produtos para o tratamento de doenças do couro cabeludo. Muito comum, pois não existia água encanada e produtos de lavagem (xampu). Foi isso que levou Walker a criar seu próprio produto e perfume. Ela partiu para o corpo-a-corpo. Ia de porta em porta oferecendo sua mercadoria. Teve êxito. Após isso, fundou também uma escola de beleza para mulheres no cuidado do cabelo. Tornou-se a primeira mulher afro-descendente milionária na América.

Lonnie G. Johnson (1949 –)

Invention: O SuperSoaker (brinquedo)
Engenheiro e inventor Lonnie Johnson George fundou sua própria firma de engenharia que acabou sendo comprada pela Hasbro. O SuperSoaker foi o brinquedo mais vendido entre 1991 e 1992 e gerou mais de U$ 200 milhões em vendas no varejo. Além de seu sucesso como um inventor de brinquedos, Johsson também trabalhava para o desenvolvimento de novas tecnologias energéticas, incluindo novos tipos de baterias recarregáveis, usinas de energia solar e geradores de energia térmica oceânica.

Sarah E. Goode (1850 - 1905)

Invenção: Cama dobrável
Sarah E. Good foi a primeira mulher afro-descendente a ter uma patente concedida pela EUA Trades Mark por sua invenção de uma cama dobrável, em 14 de julho de 1885. Liberta ao final da guerra civil americana, Goode se mudou para Chicago e tornou-se uma empresária, dona de uma loja de móveis. Seus clientes muitas vezes queixavam-se que não tinham muito espaço para as camas em seus apartamentos, e assim, com essa idéia Goodie criou um projeto do que hoje conhecemos como cama-dobrável.

Elijah McCoy (1844 - 1929)

Invenção: Lubrificante do motor a vapor
Elijah McCoy era um inventor de Edinburg. Estudou e formou-se engenheiro e adquiriu 57 patentes nos Estados Unidos. McCoy é mais famoso por inventar um lubrificador automático para locomotivas e motores a vapor – como os barcos – e permitiu assim que esses trabalhassem mais rápido. Elijah McCoy é o homem por trás da frase “O McCoy real”, que também quer dizer “A coisa real”. Contam que os técnicos que trabalhavam na manutenção dos trens sempre perguntavam aos vendedores se o dispositivo era o “McCoy real” ou uma cópia fajuta.

Garrett Morgan (1877 - 1963)

Invenção: Máscara de gás
Quando Garrett Morgam tinha quatorze anos, ele se mudou de sua cidade natal no Kentucky para Ohio procurando seu destino. Morgam trabalhou como mecânico de maquinas de costura e acabou abrindo sua própria empresa no ramo, bem como sapataria e outros. Depois de ficar sabendo sobre o incêndio na fabrica Triangle Shirtwaist, Morgam patenteou um “capô de segurança e protetor de fumaça”. Usando esta nova invenção, ele e dois outros homens ganharam reconhecimento nacional, como heróis quando eles ajudaram equipes de resgate de homens presos em uma explosão em um túnel sob o Lago Erie. Ele também patenteou sua própria versão do sinal de transito, mas nunca foi colocado em produção.

Nota[1]: Sei que isso talvez gere alguma discussão, mas decidi manter o termo negro da minha parte por uma razão simples. A palavra não fere em nada a denominação da etnia. Fere como e quando é usada com desdém ou depreciação.


Nota[2]: Como dito, resolvi manter o termo afro-descendente por motivos de fidelidade a tradução. Nos EUA não é comum se referir a uma pessoa negra nesse termo. Ali, como sabem, tudo termina em processo. E o politicamente correto de lá é mesmo afro-descendente. 

Bem, eu o sou negro!
E me orgulho disso.

Fonte: News One.com
Tradução: Tyr
 Texto extraído de:
http://www.blogueirosdobrasil.com/2011/07/inventores-afro-descendentes-que-talvez.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário