segunda-feira, 30 de abril de 2012

Movimento Liberal e as Nacionalidades

O Movimento Liberal, de 1848, incendeia a Europa

A partir do momento em que a ação repressora da Santa Aliança foi posta em prática para garantir as determinações do Congresso de Viena (1815), as forças de oposição reagiram, retomando os ideais da Revolução Francesa e articulando-os aos princípios do liberalismo e do nacionalismo.

A essas duas correntes que estão na origem das principais revoluções de 1830, juntou-se, a partir de 1848, o socialismo. Os socialistas propunham redução na jornada de trabalho, melhores condições de vida aos operários, etc. Na verdade, eles queriam uma real transformação da estrutura social e política imposta pelo regime vigente.

Revolução de 1848 em Berlim

A esses fatores políticos, somaram-se outros de ordem econômica (más colheitas, alta de preços, desemprego e baixos salários), que abalaram toda a Europa, gerando numerosas revoluções no ano de 1848. É nesse clima de intranquilidade, que iremos fazer uma análise sobre estas revoluções ocorridas em solo europeu.

Portanto, as varias revoluções que eclodiram na Europa teve como características comuns o nacionalismo, o liberalismo, e elementos socialistas. O nacionalismo faz com que os povos de mesma origem e cultura procurem se unir em busca da independência e da identidade nacional: o liberalismo se opõe aos princípios da monarquia e o socialismo direciona para reformas sociais e econômicas profundas contra a desigualdade. Os conservadores tentam consolidar a restauração monárquica, enquanto que os liberais querem a expansão econômica, social e política capitalista.

Apesar de violentamente esmagados (conflitos entre a massa e as forças conservadoras), os movimentos de 1848 tornaram-se um marco histórico, tanto pela participação de grandes massas populares, como por terem assegurado o domínio do poder político para a burguesia liberal ao final de cada confronto com o poder da aristocracia.


Por José Lima Dias Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário