terça-feira, 17 de abril de 2012

Fotos do Titanic mostram evidências de restos humanos

 
Disposição das botas indicaria que o corpo de alguém teria ficado naquele local. (Foto: AP)Cem anos depois do naufrágio do Titanic, fotografias inéditas indicam que o fundo do Oceano Atlântico ainda poderia abrigar restos humanos. Imagens sem corte feitas em 2004, divulgadas pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, sigla em inglês), mostram um casaco e botas enterradas nos sedimentos oceânicos da tragédia.

Leia também:
Veja as fotos dos vestígios de restos humanos
Destroços do Titanic ganham proteção da Unesco
Cidade berço do Titanic mostra com orgulho seu passado trágico


O diretor da repartição de legado marítimo da NOAA, James Delgado, disse ao Yahoo! que acredita que a disposição das botas sugere que o corpo de alguém teria ficado naquele local. “Não se trata de calçados que cuidadosamente caíram da bolsa de alguém, um ao lado do outro”, teoriza Delgado.

O cineasta James Cameron, que visitou a carcaça do navio inúmeras vezes, afimou ter encontrado sapatos, mas nenhum resto humano. “Nós vimos sapatos. Vimos pares de sapatos, o que sugere fortemente que havia um corpo lá, em um ponto. Mas nós nunca vimos os restos humanos”.

“Como arqueólogo, eu diria que se trata de restos humanos. Que, nestes sedimentos, há muito provavelmente vestígios forenses desta pessoa”, argumenta Delgado, falando sobre as fotos divulgadas.

O cientista ainda lembra que o navio é um “cemitério submarino” e precisa ser melhor protegido e respeitado. “Existem alguns lugares que são tão especiais que deveríamos ter uma abordagem diferente”, afirmou Delgado.

No início deste mês, os destroços do Titanic ganharam proteção da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Segundo a entidade, mais de 700 mergulhadores já visitaram o local do naufrágio, a 4,3 mil metros de profundidade, no Atlântico Norte, ao largo da costa do Canadá.

Fonte: Yahoo Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário