sábado, 24 de setembro de 2011

A tecnologia e o ser humano

A tecnologia é imprescindível ao ser humano, sem ela não evoluímos. No curso evolutivo da Humanidade, desde o aparecimento dos hominídeos (Homo habilis, Homo erectus, Homo de neanderthal, Homo sapiens), houvesse a necessidade de modificar a natureza para sobreviver. 


Essa modificação só foi possível mediante o avanço tecnológico no percurso histórico do homem, quando a capacidade de produzir ferramentas e com elas mudar a natureza exigiu das pessoas esforço intelectual, físico, planejamento, enfim, relações sociais. Por tudo isso, o Homem teve que ter consciência de si mesmo e de tudo que o cerca.

A partir do final do século XIX, quando o mundo passou a sofrer fortes influências, dos mais diversos ramos do conhecimento humano (física, química, medicina, biologia, robótica...) possibilitando uma inovação tecnológica ao mundo contemporâneo de acordo com necessidade humana.

Diante do exposto, fica patente que o homem procurou desde  cedo produzir tecnologias e métodos para se comunicar tão necessários ao desenvolvimento humano. As chamadas NTICs (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação), surgidas a partir da segunda metade da década de 1970, tornando mais rápido a transmissão e a distribuição das informações, e, interligando as pessoas num mundo cada vez mais globalizado. Dentre as NTICs podemos destacar: os computadores pessoais (PCs, Notbook), Webcams, Cds, DVDs, disquetes, pendrives, cartões de memórias, telefonia móvel, internet, websites, entre outros.

 

Quanto à aplicação dessas “novas tecnologias” no ambiente escolar, é necessário que elas venham atender as reais necessidades dos alunos, de maneira que possam incentivar à aprendizagem ativa e significativa do educando. Com relação às invenções humanas podemos destaca-se a invenção da bomba atômica, que serviu para geração de energia e ao uso militar; a descoberta do petróleo que serviu de combustível para os meios de transporte automotivo, além de poluir negativamente o meio ambiente.

Assim sendo, com o trabalho e a técnica, a espécie humana garantiu a sobrevivência, transformou a natureza e desenvolveu a  sua humanidade. Portanto, o avanço tecnológico deve ser compreendido como uma evolução cultural e historicamente construída. É nesse contexto que o uso da tecnologia é viável ao desenvolvimento da sociedade como um todo.

José Lima Dias Júnior


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

A Educação e as Novas Tecnologias, publicado em 12/12/2007, por Edson Alves Bezerra em http://www.webartigos.com
PESSIS, Anne-Marie. A arte de ser humano. In: Revista Nossa História, ago. 2005. p. 37.
Novas tecnologias de informação e comunicação em http://www.wikipedia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário