domingo, 12 de junho de 2011

O ISLAMISMO DE "A" a "Z"

Abraão - Profeta bíblico reverenciado pelas três grandes religiões monoteístas: judaísmo, cristianismo e islamismo.
Alá - Deus.
Caaba - Construção em forma de cubo atribuída a Abraão e a seu filho Ismael. É o principal objeto da peregrinação à cidade saudita de Meca, em cuja direção os devotos muçulmanos se voltam em suas preces diárias (ver salat).
Califa - Título original dos sucessores de Maomé e sucessivamente reivindicado por todos os que se intitularam autoridades máximas do mundo islâmico. Caiu em desuso depois do declínio do Império Otamano, no fim da I Guerra Mundial.
Cinco Pilares - São as práticas religiosas comuns a todos os muçulmanos:
1) Shahada - "Testemunho" da fé feito nos seguintes termos: "Alá é único e Maomé é seu profeta";
2) Salat - Cada uma das cinco orações diárias;
3) Zakat - Doação para os pobres exigida de cada muçulmano no valor de 2,5% do que ele acrescentou a sua riqueza ao término do ano;
4) Sawm - Jejum no mês sagrado (ver Ramadã);
5) Hajj - Peregrinação a Meca. Deve ser feita pelo menos uma vez na vida por todo muçulmano com condições físicas e financeiras.
Corão - Livro sagrado dos muçulmanos, escrito em árave, revelado a Maomé pelo ango Gabriel durante 22 anos, até a morte do profeta, no ano 632 da era cristã.
Dhimmi - Nos primeiros séculos do islamismo na Arábia, era o contrato oferecido a cristãos ou judeus de regiões subjugadas, os quais, se preferissem não se converter á religião de Maomé, pagariam uma taxa (ver jizya).
Eid al-Fitr - Festa do Desjejum, o maior feriado muçulmano, celebrado no fim do Ramadã.
Fard - Trechos das orações islâmicas que, se negados, fazem do fiel um ateu (ver kafir e madhhab).
Fatwa - Parecer jurídico emitido por um líder religioso reconhecido como letrado nas leis islâmicas (ver sharia).
Fiqh - É a aceitação entre alguns muçulmanos de que a lei islâmica deve ser historicamente interpretada e adaptada.
Hadith - Conjunto de narrações tradicionais de palavras e atos de Maomé.
Halal - Tudo o que é expressamente autorizado pela religião. Identifica também os alimentos preparados de acordo com a lei islâmica.
Hijab - Lenço de cabeça ou véu.
Hudud - Denomina as punições tidas como "exigências de Alá" para castigar pessoas condenadas por furto, sexo fora do casamento, consumo de bebidas alcoólicas ou heresia.
Imã - Entre a maioria sunita, é o líder espiritual a quem os fiéis recorrem quando têm dúvidas sobre questões religiões. Entre os xiitas, ele é considerado infalível e eleito de Alá, com poder político e religioso incontrastável.
Islã - Significa "submissão".
Jahiliyya - Nos primórdios do islamismo, o termo era usado para definir o estado de "ignorância das leis divinas" em que os povos árabes viviam antes da sua conversão aos ensinamentos de Maomé. Hoje, refere-se à situação de todos os que não seguem o islamismo e desconhecem o Corão.
Jihad - Do árabe "esforço" ou "luta pela causa de Alá". Do ponto de vista do indivíduo, refere-se aos esforços dos muçulmanos em viver de acordo com os ensinamentos religiosos. Do ponto de vista da comunidade, define a luta em defesa dos territórios ocupados pelos muçulmanos. Alguns grupos terroristas se apossaram dessa ideia para justificar os ataques a pessoas inocentes.
Jizya - A taxação cobrada aos não convertidos em troca de proteção e direito à liberdade religiosa.
Kafir - Infiel, ateu, não muçulmano.
Madhhab - Cada uma das quatro grandes linhas de interpretação da jurisprudência islâmica. Uma delas, a Hanafi, hierarquiza trechos das orações e práticas cuja negação pode fazer de alguém apenas um pecador ou um ateu, um não muçulmano (ver fard e wajib).
Minarete - Torre de uma mesquita da qual o chamdo para a oração é emitido.
Mesquita - Templo muçulmano.
Muezim - A pessoa que chama os fiéis para a oração.
Mufti - Autoridade com poder de emitir uma fatwa (ver fatwa).
Mujtahid - Pesquisador da lei islâmica.
Ramadã - Mês sagrado dedicado ao jejum.
Sharia - Lei islâmica.
Sultão - Detentor do poder temporal em determinada região, mas que se submete a autoridade religiosa maior.
Suna - O "caminho trilhado" por Maomé conforme as narrações do Hadith. É a segunda fonte da fé islâmica depois do Corão.
Taqlid - A limitação sem contestação e sem necessidade de consultar o Corão de algum líder cuja autoridade só pode ser questionada caso ele ponha em dúvida a existência de Alá.
Tawhid - Monoteísmo absoluto.
Ulama - O religioso de alta erudição versado na sharia e no fiqh ou especializado na interpretação de questões específicas da fé ou da vida cotidiana.
Umma - O conjunto de todos os muçulmanos do planeta.
Wajib - Trechos das orações islâmicas aos quais é pecado negar (ver fard).
Xeque - Um líder tribal ou sábio da comunidade que tenha completado os estudos de nível superior em alguma universidade islâmica.

Fonte: Revista Veja, 11 de maio, 2011, p. 110 - 111, Editora Abril, edição 2216 - ano 44, nº 19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário