quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Projeto Leitura e Escrita — Ensino Religioso

A leitura deve estar presente em todas as atividades escolares. Torná-la hábito é um dever de todos. Vemos a grande dificuldade de nossos alunos em compreender e interpretar um texto em História, Geografia e Ensino Religioso, disciplinas, com as quais leciono. 

Revista Caminho da Paz, OneHope/AMME.

Anderson Dias, aluno do 8º Ano 


Partindo deste pressuposto, a leitura enquanto hábito leva o ser humano a se transportar para o desconhecido, descobrir outros mundos. Através da leitura podemos entender a realidade que nos cerca e acrescentar vida ao sabor da existência. 

Alunos do 8º Ano em momento de leitura e exercício da escrita.


Foi pensando nesta perspectiva, que passei a adotar a leitura intensiva em minhas aulas sempre inciando e contando com a participação dos educandos. Para que o processo de ensino-aprendizagem solidifique é necessário uma relação mais próxima e efetiva de todas as disciplinas existentes na grade curricular. 

 A cada disciplina ministrada por mim foram inseridos textos complementares que tem como objetivos:

  • Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
  • Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
  • Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura (imagens, textos, vídeos etc) na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita;
  • Estimular o desejo de novas leituras;
  • Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
  • Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;
  • Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.

José Lima Dias Júnior, professor de História, Geografia (8º e 9º Ano) e Ensino Religioso (8º e 9º Ano).




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