segunda-feira, 28 de março de 2011

Lógica Dialética e Análise das Estruturas

Para Godellier a relação entre as forças produtivas e relações de produção num modo de produção determinado não é necessariamente uma relação externa, em que a sua unidade interna venha implicar necessariamente sua correspondência interna.

O produto fabricado pode ser destinado a outra sociedade e que fabricaos pode ser feitos com o objetivo de destinar paa uma determinada classe. Só o que ocorre interno é o entrelaçamento da relação das relações de produção e as forças produtivas, que é o responsável pela produção numa determinada região que se sirva do modo de produção capitalista ou do modo socialista que já esteja determinado com suas estruturas funcionando corretamente.

Se houver o desenvolvimento das forças produtivas surgirá de fato, num certo momento da evolução do modo de produção, uma contradição antagônica entre essas forças produtivas novas e as relações de produção e faz desaparecer sua correspondência interna. Segundo K. Marx, essas contradições se manifestam de dois tipos diferentes: uma é interna às relações de produção capitalista, opondo capitalistas e operários, está presente desde a origem do sistema e que o determina, pois o lucro de uns é o trabalho (não pago!) dos outrtos. Já a segunda contradição, só aparece quando o sistema tem um grau de maturidade bastante expresso: tendo a indústria, a grande representante; o operário reclama do patrão mas é obrigado aceitar da maneira que ele quer, porque tem necessidade, ou seja, a indústria cria condições para que ele sobreviva.

Godellier ressalta que, a mudança de um sistema não é necessariamente somente a nível interno, há também a necessidade de procurar ver o desenvolvimento dialético como um produto da alteração provocada pelo sistema a nível externo com uma outra estrutura, alteração esta que ultrapassa os seus limites. Quando esses limites de crescimento são extrapolados começa a surgir a necessidade de abolição do modo de produção mediante, as condições materiais que o capital cria sem saber.

O que faz surgir essas contradições não é somente as contradições econômicas, mas, também, o jogo de todas as estruturas da sociedade. É exatamente no momento que um modo de produção cria, para si e para outros modos de produção que lhe são contemporâneos, novas possibilidades objetivas de desenvolvimento. Com o surgimento dessas possibilidades surge a  necessidade de substituir as estruturas dos velho sistema pelas do novo sistema, pois enquanto não houver sustituição sempre haverá obstáculos ao desenvolvimento.

Por Benedito Antônio Holanda/Lima Júnior

Um comentário:

  1. Lima,
    Obrigado pelos comentários no meu blog e assim estarei ti seguindo também.

    Abraços.

    L U I Z

    ResponderExcluir