sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

DIA HISTÓRICO

Crianças atônitas assistem os confrontos no Egito
Após 30 anos na presidência do Egito, ditador Hosni Mubarak renuncia ao poder. Mubarak governou o Egito de 1981 a 2011.  Desde o dia 25 de janeiro, que o povo egípcio lutava pela saída de Mubarak. Foram 18 dias de intensos manifestos e confrontos com o governo de Mubarak. A exemplo do que ocorreu na Tunísia, o Egito se libertou da tirania, da subserviência e da opressão. A crise no Egito, talvez, incite manifestações por liberdade no Oriente Médio. 

O que ocorreu no Egito foi a vitória do povo, dos movimentos populares. Um exemplo de soberania popular. A "revolução do Nilo" é sinônimo da altivez do povo egípcio. O dia 11 de fevereiro de 20011 ficará para sempre na memória da sociedade egípcia, pois a partir desta data a  história do povo árabe não será a mesma. Agora, resta ao Egito após o processo de transição provar que pode ser um país democrático. Ao longo de três décadas de governo, Mubarak contabiliza uma furtuna avaliada em 70 bilhões de dólares. Porém, deixa um país com altos índices de corrupção, desemprego e desigualdades sociais.

Para o cientista político e professor de relações internacionais na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Heni Ozi Cukier, “Um novo processo será iniciado e temos que esperar pelo resultado desse processo. A grande questão é saber se o Egito conseguirá estabelecer uma democracia, se a imprensa será livre ou será comandado por um grupo radical islâmico. Isso é o que vai dizer se isso foi ou não uma vitória”, diz o professor. (uol.com.br)

Apesar de aliado histórico dos Estados Unidos, o Egito deu uma demonstração da força política de seu povo, gesto nobre e magnânimo.

Viva o povo egípcio, Viva o povo árabe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário