domingo, 8 de agosto de 2010

A importância da Filosofia

O pensamento filosófico ou a Filosofia surgiu na Grécia antiga, do século VI a.C., durante o período da Antiguidade clássica. A partir da cidade de Mileto - cidade da costa da Jônia, na Ásia Menor - , alguns homens (filósofos) começaram a questionar o pensamento mítico.

O Pensador de Auguste Rodin.
Os primeiros filósofos (Tales, considerado fundador da filosofia; Anaximandro e Anaxímenes) buscaram um princípio que explicasse a existência do mundo sem recorrer ao mito (mythos). No pensamento mítico, o surgimento do mundo, dos seres humanos e das coisas foram por muito tempo atribuição dos deuses. Assim, as explicações míticas, ao que parece, satisfizeram durante séculos a curiosidade dos antigos gregos para a origem do mundo.

Foram as circunstâncias econômicas, sociais e culturais que levaram o aparecimento da filosofia na Grécia. Com isso, os antigos filósofos começaram a compreender e a explicar o mundo de uma maneira nova. Essa compreensão foi resultado das experiências e das observações sobre o funcionamento da natureza. Desta forma, o novo modo de pensar desvinculado da tradição mitológica, surgiu com a finalidade de estimular o pensamento crítico e a reflexão, além de contribuir para que os filósofos obtivessem novas representações do mundo, da sociedade, da humanidade e de suas ideais. Assim, para os filósofos gregos ("amigos do saber", concepção de Platão), não havia uma origem única para a multiplicidade das coisas que existem na natureza.

Foi por meio da Filosofia que ocorreu a sistematização do pensamento, através do uso da razão. Dai a importância que devemos dar ao pensamento filosófico.

Desse modo, o estudo da Filosofia, implica pensar que, é preciso estimular os jovens o gosto pela leitura, de conhecer a história do pensamento filosófico, para que dessa forma, sejam capazes de pensar por si mesmo e de compreender, em sua verdadeira dimensão, o mundo e a realidade que os cercam.

Por isso, o pensamento filosófico é imprescindível para a humanidade, já que por meio da razão, os seres humanos são levados a entender a essência escondida atrás da aparência das coisas. Portanto, é o pensamento filosófico que torna visíveis as coisas, conduzindo o homem ao mundo intelígivel, tirando-o da ignorância, da superstição e do fanatismo religioso.

Por Prof. Lima Júnior...

Nenhum comentário:

Postar um comentário